Porque o caminho da proteção e salvaguarda dos direitos das crianças e jovens nunca se faz sozinho, entre abril de 2021 e março de 2022 destacamos o Projeto +Futuro da Fundação Mapfre, que permitiu apoiar duas áreas muito importantes da vida das crianças e jovens que acolhemos: a Saúde Mental e a Educação.
Nos tempos difíceis, desafiantes e exigentes que vivemos com a situação pandémica e o consequente ensino à distância e impacto na saúde mental, foi decisivo este apoio para conseguirmos dar as melhores condições aos que acolhemos.
A pertinência do projeto surgiu do crescente número de crianças e jovens com problemas ao nível da saúde mental, com situações de absentismo escolar ou comportamentos disruptivos nos contextos Casa ou Escola. A realização dos seus projetos de vida, na maioria dos casos, depende do equilíbrio psicológico conseguido através de um apoio especializado, sendo a inexistência desse apoio um factor de risco ao desenvolvimento das crianças e jovens e, consequentemente, do seu futuro.
A estratégia de intervenção passou pela complementaridade do modelo terapêutico implementado nas Casas com um sistema de avaliação psicológica e acompanhamento continuado ao nível da saúde mental, impactando assim a sua disponibilidade para aprender, complementado com a garantia de recursos pedagógicos e informáticos que permitiram corresponder às solicitações das escolas, aumentando a motivação, empenho e auto-estima das crianças e jovens nesse contexto.
À Fundação Mapfre que nos permitiu fazer mais e melhor por quem mais precisa, não existem palavras suficientes para agradecer, mas é nos sorrisos diários dos que acolhemos que vemos o resultado de quem realmente faz a diferença todos os dias!